SESOP – Ports 4.0

Atualmente os portos e terminais utilizam planilhas ou sistemas legados que dependem de muitas informações manuais para gerir os diversos eventos das operações aquaviárias, deixando a gestão sujeita a falhas e limitando o alcance de planejamento.

O SESOP® é uma plataforma de Gestão em excelência, que automatiza o processo de planejamento, integra todos os stakeholders envolvidos, reduz retrabalhos e melhora a qualidade das informações trocadas, aumentando significativamente a previsibilidade das operações da etapa aquaviária. O SESOP® disponibiliza informações (views e reports) específicas para os diversos atores que interagem com as operações aquaviárias nos níveis operacionais, tático e estratégico, subsidiando assim o planejamento e a identificação de gargalos que impactem na produtividade.

Monitorando e acompanhando as embarcações desde o fundeio até a sua partida, o SESOP® ordena e disciplina todas as etapas da operação aquaviária permitindo a otimização dos agendamentos, do enfileiramento e das operações de cais necessárias à atracação e assim reduzindo os tempos associados a estadias e outras ineficiências que reduzem a rentabilidade da operação.

Fundeio

O navio, ao chegar no fundeio, é identificado pelo AIS e ordenado em um fila de atracação segmentada por berços. A partir desse ponto, toda a sua movimentação é acompanhada até a desatracação e partida. Durante a estadia, todos as etapas – fundeio, atracação, amarrado, operação e desatracação – são monitoradas e tem o os seus tempos registrados, sempre comparando o previsto com o realizado e sinalizando as tendências.

Portômetro

O Portômetro é uma ferramentas que permite uma visão panorâmica e precisa do todo, onde as ameaças e oportunidades são identificadas com rapidez e clareza de forma a propiciar respostas assertivas pelos gestores.

O Portômetro monitora em tempo real os principais parâmetros (tempos envolvidos, produtividade, etc.), da operação comparando-os com as médias das operações similares, além das desejadas, inferindo tendências e notificando os diversos níveis da gestão, conforme criticidade do evento (operação, gerência e alta gestão), sempre que a anomalia o respaldar e assim subsidiando ações que minimizem o impacto no resultado.

Ao investir no SESOP® e na ostras ferramentas da Navalport (CMA® e Celox®) todos os stakeholders envolvidos na operação aquaviária ganham segurança e eficiência. Entre os ganhos efetivos estão a redução de prêmio de seguros (armadores e operadores), aumento da vida útil do sistema de defensas e dos equipamentos de cais; diminuição das paradas para manutenção de cais; mitigação de riscos ambientais; melhor utilização dos berços e outros recursos impactando diretamente na melhoria do faturamento.

A NavalPort inova oferecendo ao mercado portuário (portos, terminais, agências marítimas, praticagens, armadores e operadores) a opção de contratar o no SESOP® através do modelo SaaS (Software as a Service). Esse modelo permite aos clientes estender a plataforma deforma federada, entre os diversos atores atuando na gestão das operações portuárias. (Fim)

No mar, o SESOP® monitora o tráfego aquaviário através de uma rede AIS própria e verifica as condições de calado, porte, velocidade de navegação durante as manobras identificando a presença da embarcação em área de interesse (berço, fundeio, áreas de exclusão, canais de navegação) proporcionando segurança nas atracações e eficiência na ocupação dos berços.

Em terra, o SESOP® apoia as manobras, desde a aproximação até a amarração, verificando as condições de cais, a situação da embarcação e avaliando a atracação quanto a sua segurança no monitoramento da velocidade de aproximação e também quanto impacto no sistema de defensas. Os procedimen- tos de cais são executados e operação é toda registrada em seus detalhes.

Todas as operações acompanhadas são registradas em vídeo através de captação aérea de imagens e em áudio, com a gravação da comunicação de rádio entre os diversos agentes.